Áreas de atuação


Você esté em - Home / Institucional / Áreas de atuação

 

Construção Civil: Atuação em desenvolvimento de engenharia nas disciplinas de arquitetura, civil (concreto, infraestrutura e metálica), elétrica, automação em projetos imobiliários e gestão, planejamento e fiscalização de implantação de empreendimentos.

Infraestrutura: Atuação em gerenciamento, planejamento e fiscalização de implantação de projetos rodoviários, saneamento, portuário e aeroportuário.

Indústria Mineral: Atuação em desenvolvimento de engenharia nas disciplinas de civil (concreto, infraestrutura e metálica), elétrica, automação e mecânica e gerenciamento planejamento e fiscalização de implantação de projetos e obras.

Indústria Siderúrgica: Atuação em desenvolvimento de engenharia nas disciplinas de civil (concreto, infraestrutura e metálica), elétrica, automação e mecânica e gerenciamento planejamento e fiscalização de implantação de projetos e obras.

As atividades de gerenciamento de projetos/obras e desenvolvimento de engenharia que são realizadas pela VEG Engenharia, obedecem aos preceitos às práticas do PMI – Project Management Institute.

Para o PMI – Project Management Institute, um projeto pode ser definido em termos de suas características distintivas, como sendo empreendimentos que requerem “empenhos” temporários empreendidos para criar produtos ou serviços únicos” (PMBOK – Project Management Body Knowledge, 2008 4ª Ed.). Assim, podem‐se perceber dois conceitos intrínsecos desta definição: um referente à temporalidade, ou seja, todo projeto tem um começo e um fim bem determinado e outro que se refere à singularidade, ou seja, que o produto ou serviço é, de algum modo, diferente de todos os similares feitos anteriormente. Ou seja, superar este desafio é estar preparado para gerenciar projetos de forma planejada e profissional.

O processo de gerenciamento de projetos requer aprimoramento de administração de nove áreas de conhecimento (PMBOK, 2008 4ª Ed.). Estas áreas se referem-se à integração dos diversos elementos‐chave de um projeto alguns essenciais, outros facilitadores, quais sejam: integração, escopo, prazos, custos, recursos humanos, aquisições, qualidade, riscos, comunicação do empreendimento. “Gerenciamento de Projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, e técnicas para projetar atividades que visem atingir os requerimentos do projeto”.

 “O Gerenciamento do Projeto é acompanhado através do uso das seguintes fases: iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento.” (PMBOK, 2000, p.6).

 De uma maneira global os processos de gerenciamento de projetos, foram todos otimizados e personalizados a fim de proporcionar uma maior agilidade junto aos processos corporativos dos CLIENTES da VEG Engenharia.

 Para cada grupo de processos e sub‐processos foram criados e padronizados templates (formatos padrão) para cada etapa do processo.  Os mesmos deverão ser executados a partir do momento do início de cada serviço novo (empreendimento/projeto) e para cada etapa do processo de andamento do mesmo. Tal procedimento é extremamente importante, indispensável e necessário para a boa condução de todos os serviços e obras.

 O gerenciamento de projetos/obras e serviços é executados de acordo com as melhores técnicas e metodologias de gestão de projetos e são aplicáveis respeitando a cultura e padrões do CLIENTE. São cumpridas fielmente as normas tutelares do trabalho, previdenciárias e sindicais, isentando‐se o CLIENTE de ônus ou responsabilidade decorrentes de sua inobservância.

Áreas de Atuação


Serviços